sexta-feira, 8 de maio de 2015

Você sabe como surgiu a história do dia das Mães?


Dia das Mães está chegando e muita gente comemora a data com presentes.... Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular e sobretudo por reforçar os vínculos familiares.
Você sabe como surgiu a história do dia das Mães? 
Tudo começou na antiga Grécia - Os gregos prestavam homenagens à deusa Rhea, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os  gregos faziam ofertas, oferecendo presentes e  homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele,  mãe dos deuses.
No século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
Em 1905 Ana Jarvis, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
No Brasil o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. 
Aproveite o dia e lembre-se que o presente não é o mais importante e sim a presença!! 

 Abraços    e até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário