sexta-feira, 8 de abril de 2016

Contratação X Restrição no Nome


imagem: http://tesoure.com.br/emprestimo-com-restricao-no-nome-conseguir/

Tudo bem, Pessoal?

Depois de longos meses, eu voltei, com mais dedicação e artigos novos...
Buscar recolocação profissional está como achar agulha no palheiro. Fiquei refletindo sobre alguns impedimentos para contratações... alguns dos motivos pode ser Restrição no nome.
Os mais velhos já dizia, que o nome é a única coisa que de fato uma pessoa tem. Pode abrir portas e pode fechar. Palavras sábias e verdadeiras!
Infelizmente, algumas empresas já tem esse requisito como política interna e serve como base de eliminação de candidatos. Será que isso pode? Claro, que não! As empresas agem sutilmente, para não dar a entender. Caso contrário, o candidato pode abrir uma ação alegando discriminação. Entretanto, é muito difícil levantar provas desse tipo de prática, pois geralmente a empresa não diz abertamente que usou esse critério para negar a vaga. É preciso ter uma prova documental, o que é dificílimo de conseguir. Se, por exemplo, o trabalhador for informado por telefone que não conseguiu a vaga porque tem o nome sujo, ele pode ir até um Juizado Especial Cível para documentar essa informação e, depois, com um advogado, ingressar com uma ação indenizatória na Justiça do Trabalho. Nenhuma empresa tem respaldo legal para usar cadastros de proteção ao crédito como critério para analisar candidatos a empregos. É uma atitude inconstitucional, inclusive, pois fere a Constituição Federal no seu artigo 5º que estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção.
Saiu uma pesquisa, que atualmente existem 10.000 pessoas desempregadas e a maioria tem dívidas atrasadas. Como uma pessoa consegue quitar suas dívidas, se não tem emprego?!
Como uma pessoa faz para se “levantar” e retirar seu nome da lista de devedores, se não tem trabalho?!
Claro, que existem situações e situações, porque tem pessoas que devem porque acabou entrando na fila do desemprego, e outras porque não horam seus compromissos mesmo.
Não dá para julgar, mas resumindo o empregador precisa de empregados e vice e versa.
O fato é que todos precisam de um trabalho para se sentir útil perante si mesmo, família e sociedade.

Quem hoje não tem dívida, que atire a primeira Pedra!

2 comentários:

  1. Realmente acho isso um absurdo, se a pessoa está desempregada é claro que pode ocorrer de entrar pra lista de devedores, pois não pode assaltar banco certo?

    As vezes essas coisas são tão injustas, como a pessoa pode limpar o nome sem emprego, sem salário?

    Certas coisas deviam ser as claras, nós teríamos de ter o direito de saber quem consulta nosso CPF assim se uma empresa te dispensar por causa de restrições teríamos como nos defender da discriminação!

    Muito bom teu post!

    Bjos Michele!
    Minda ❤ =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minda, quanto tempo?

      Antes de tudo, eu agradeço pela visita no blog!
      Infelizmente, é uma triste realidade!
      Que bom, que gostou do post! É um assunto deliciado, mas acontece todos os dias.

      beijokas

      Excluir